sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Circo...

Súbito, arrepiou-se. Sentiu no corpo uma leveza estranha, como se voltasse a infância, como se estivesse num circo. Sim, num circo. Lembrara do dia que a infância ainda existia, quando vivia distante das máscaras de oxigênio que eram de uso obrigatório nas ruas da cidade, da neblina que invadia as casas e corroía os pulmões, dos constantes assaltos, da realidade da vida. Lembrara do circo. E sorrira. Porque o circo, na época em que a humanidade ainda tinha suas chances, era um parêntesis do mundo, uma tenda colorida onde o passado e o presente se encontravam e provocavam furiosas batidas de coração seguidas de vários risos e sorrisos abertos. Lembrara dos malabarismos extraordinários e das contorcionistas que, com toda a certeza de uma criança, não tinham ossos. Meu Deus, e o que eram mulheres que carregavam em seus ombros mais de duas famílias de palhaços? Ah, os palhaços. As piadas silenciosas, as maquiagens borradas com as lágrimas que saíam involuntariamente, as ingênuas e escandalosas brincadeiras. E os engolidores de fogo? Como seria a sensação que tinha quando o fogo adentrava seu corpo e depois saía furiosamente como uma fênix liberta? E, por fim, o espetáculo acaba numa escuridão toda escura, vinda depois dos aplausos de aprovação. E vai-se o circo que não volta mais.

6 comentários:

  1. A vida é mesmo cruel, a realidade do circo é comparavel a realidade de nossa vida, que não deixa de ser um circo, sempre em busca de realizar e demonstrar sonhos, de percorrer desejos que o vento espalhou, andando em circulos sem saber de onde partiu... Até que os holofotes apaguem...

    ResponderExcluir
  2. Bertonie, você anda um pouco melancolico (é, vi que você ia desistir do teu blog, e espero que não faça isto)...

    Mesmo que estejamos caminhando para um caminho tão negro, qual é a graça de se entregar antes do fim?

    Fique com Deus, menino Bertonie.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Meu, amei o texto. Nem sei direito o que comentar, mas ele me marcou. E gostei mto desse blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. O circo é realmente mágico. Amei o texto, ele tbm me marcou muito.
    Bjooss

    ResponderExcluir
  5. Aqui é sempre bom né.
    Me fez lembrar da minha infância, e como eu tive infância. Inocência, brincadeiras, idas ao circo também.
    Tudo tão diferente de hoje em dia, que é tudo virtual.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oii,
    Adorei o blog e já estou seguindo^^
    Beeijo =)

    ResponderExcluir

Caso o hóspede não aproveitou dos serviços desse hotel, a equipe do Hotel de Papelão acha melhor não usufruir dos meios de comunicação aqui presentes. Atenciosamente, Bertonie e Sam.
Resumindo: não leu, dá meia-volta e abraça a pessoa mais próxima. Mas não comenta. Beijo, nos liguem.